Workflow empresarial: o que é e como otimizá-lo para aumentar a produtividade
Em um mundo altamente competitivo e de rápidas mudanças, as empresas precisam cada vez mais encontrar formas de se manterem em destaque e de economizarem tempo com o que for possível dentro de suas estruturas. E uma estratégia de grande valor para as organizações é o workflow.
O workflow, ou fluxo de trabalho, tem se mostrado uma forma muito eficaz para as empresas trabalharem de forma mais célere e com o foco nas temáticas que mais importam para o negócio.
A seguir, vamos entender o que é o fluxo de trabalho, como esta estratégia funciona, seus tipos, benefícios para as organizações e quais ferramentas da Microsoft podem ser utilizadas para essa estratégia.
O que é workflow?
O termo em inglês tem como tradução literal “fluxo de trabalho”, que traz uma boa noção sobre seu significado e aplicação nas organizações, ou seja, consiste na disposição de um grupo de atividades em uma sequência lógica, como um passo a passo eficaz para a execução de um determinado trabalho.
O workflow nada mais é do que a organização de processos de uma determinada área por etapas sequenciais, que irão trazer mais agilidade e segurança nas atividades.
Por meio do fluxo de trabalho, é possível fazer a gestão de processos, de modo que a execução se torne mais rápida, eficiente e com menos erros, tornando a visualização e acompanhamento dos processos mais fácil e prática.
Workflow: para que serve?
Como vimos acima, o workflow é um passo a passo de processos que devem ser realizados para a execução de um trabalho. Logo, sua aplicação se dá para organizar e padronizar práticas e facilitar a gestão de processos. Entre seus principais pontos, podemos citar:
Tipos de workflow
Agora que já vimos o que é e para que serve o workflow, vamos entender os tipos existentes e suas aplicações nas empresas:
Exemplos de Workflow
Vamos ver na sequência alguns exemplos de aplicação dos fluxos de trabalho em diferentes áreas de uma empresa:
Compra e entrega de um produto de e-commerce
Para este exemplo, teremos um fluxo que envolve mais de uma área da organização. Observe abaixo as etapas a serem inseridas no fluxo de trabalho:
Agendamento de viagens
Nesse fluxo, temos o envolvimento de pessoas de empresas terceiras no workflow:
Workflow: Como implementar?
Depois de todas essas informações, agora é hora de implementar na sua empresa. Veja algumas etapas importantes para se obter sucesso na implementação de fluxos de trabalho:
Ferramentas para workflow
Como vimos nos exemplos de fluxos de trabalho, no modelo atual das organizações, grande parte dos processos, se não todos, ocorrem dentro de algum sistema ou software. Logo, a automação do workflow muitas vezes é necessária e indispensável.
Ao automatizar os fluxos de trabalho, a organização ganha eficiência, reduz erros no processo e ainda ganha tempo para dedicar às tarefas que exigem o lado humanizado. Além disso, com o workflow automatizado, é possível fazer um acompanhamento mais próximo e identificar possíveis gargalos ou pontos de atenção nos processos.
E é claro que você pode contar com a Microsoft para fazer a automação na sua organização. Veja a seguir quais ferramentas podem ser utilizadas para seu workflow.
Microsoft Power Automate
Com o Power Automate, existem três formas de você iniciar seu workflow:
Power automte: Modelos:
O Microsoft Power Automate oferece centenas de modelos para facilitar a criação do seu fluxo de trabalho, permitindo ainda que sejam feitas personalizações para que atenda sua necessidade;
Power automate: Conectores
Os conectores são os aplicativos que você usa todos os dias. Com o Power Automate você pode vincular um aplicativo a outro para automatizar suas tarefas. Além de aplicativos Microsoft, você pode realizar a automação conectando outros aplicativos que não são Microsoft, como Google Drive, Dropbox e outros;
Power automate: Do zero
Nesta opção você cria seu fluxo totalmente personalizado, a partir das suas necessidades. Você pode projetar seu workflow utilizando a inteligência artificial generativa (IAG). Faça a descrição do seu fluxo de trabalho e o Copilot desenhará para você.
O Power Automate permite aos usuários criarem uma grande variedade de fluxos de trabalho que podem realizar automaticamente tarefas como coleta de dados, envio de notificações, cópia de arquivos, entre outras.
Os workflows do Power Automate são baseados em gatilhos que desencadeiam ações. Por exemplo: recebimento de e-mail com anexo (gatilho). O arquivo do anexo é salvo diretamente no OneDrive (ação).
É possível fazer uma avaliação gratuita do aplicativo por 30 dias. O preço para adquirir a versão premium ficam em torno de R$89 mensais por usuário. É possível ainda licenciar um bot, que custará mensalmente em torno de R$890.
Microsoft Teams
Existem duas maneiras de criar workflows com o Teams:
Microsoft Teams: Aplicativo Workflows
Acesse a lista de aplicativos no painel esquerdo do Teams, selecione “Workflows” e depois escolha o modelo que deseja usar. Em seguida, nomeie, configure e forneça os parâmetros exigidos. Você poderá acompanhar seus fluxos de trabalho tanto pelo Teams como pelo Power Automate;
Menu de mensagens
É possível criar fluxos de forma manual pelo menu de mensagens. Em qualquer mensagem recebida no chat, selecione as reticências no menu. Depois vá em “mais ações” e clique em “criar nova ação”. Selecione um modelo que use o gatilho manual para configurar as conexões necessárias. Depois configure os parâmetros do modelo e crie o fluxo.
SharePoint
Muito usado para a automação de fluxos de trabalho, a Microsoft está em processo de aposentar essa função no SharePoint até 2026, orientando aos usuários que migrem para o Power Automate.
Com o SharePoint é possível automatizar processos empresariais, colaborar em documentos e fazer o gerenciamento das tarefas de projetos.
Conclusão
Em síntese, devido ao ambiente volátil em que as empresas estão inseridas, se faz necessário estar em constante refinamento dos processos a fim de encontrar as oportunidades e obstáculos colocados pelas novas leis, novas tecnologias e novas regras do mercado.
Uma das formas de manter esse refinamento constante é seguindo fluxos de trabalho bem definidos e automatizados, que trazem agilidade, qualidade e eficiência para processos que, se feitos manualmente, demandam um tempo precioso das equipes.
Os workflows permitem acompanhamento constante por parte dos gestores, otimizam o tempo da equipe e aumentam a produtividade, ao se focar em atividades que são estratégicas.
E aí, gostou do nosso conteúdo? Então já compartilha com quem precisa saber mais sobre fluxos de trabalho e aproveita para nos seguir também nas redes sociais!