Storytelling de Dados: saiba a importância e como aplicar em sua empresa
O Storytelling de Dados, ou Data Storytelling, é uma forma de tornar os dados mais acessíveis e interessantes para quem está diante deles.
Hoje, sabemos da importância dos dados para diversos contextos dentro de uma organização e, por conta disso, é possível aproveitá-los de diversas maneiras e usar artifícios para que todos tenham acesso e compreendam eles. E é aí que entra o também chamado Data Storytelling.
Esse tipo de narrativa pode ser aplicado tanto internamente, para apresentar informações complexas de uma forma mais atrativa e de fácil compreensão, quanto externamente, para usuários ou clientes. As possibilidades são muitas, como veremos ao longo do artigo.
Portanto, o storytelling de dados se torna uma ferramenta valiosa em um mundo em que o volume de dados captados é infinito e a forma de consumir informações mudou – e continuará mudando, com o avanço da tecnologia.
E para estar preparado para essa mudança e ser uma empresa orientada por dados, é preciso contar com ferramentas que apoiem essa jornada. Para saber como, continue lendo o artigo!
O que é data storytelling?
Storytelling de dados é uma técnica que conta, de forma mais atrativa, a história de um dado. Ela possui diversos artifícios para tornar uma apresentação de dados mais interessante e convincente.
Dados podem parecer complexos, e para pessoas que não têm contato eles realmente são difíceis de interpretar. Contudo, por meio de, literalmente, uma boa história, é possível torná-los mais atraentes e de fácil entendimento com a narrativa de dados.
Com a adoção dessa técnica, deixamos algo que é visto como complexo mais acessível e familiar, além de auxiliar na identificação de tendências e padrões.
Storytelling de dados e Big Data
O storytelling de dados nasce também como uma consequência do desenvolvimento de tecnologias como o Big Data.
Isso porque se tornou cada vez mais necessária a necessidade de apresentar dados complexos de forma mais simples para atingir determinado público ou objetivo. Discorrer de forma técnica sobre dados não é algo atrativo, parece complexo e distante demais e não tende a prender a atenção das pessoas.
Por outro lado, quando esses mesmos dados complexos são incorporados em uma narrativa humanizada, que trazem essas informações para a realidade diária da empresa ou clientes e usuários, aproximamos quem antes se distanciava dos números.
Elementos da narrativa de dados
Os elementos utilizados para o data storytelling são os que já conhecemos e utilizamos em nosso dia a dia, mas adaptados para essa proposta. A seguir, você confere quais são esses elementos e a importância de considerar cada um deles:
Introdução e contextualização
Na introdução e contextualização, é apresentado um cenário com elementos como período, eventos de destaque e relevantes e personagens que estão envolvidos com aqueles dados.
Enredo
Aqui, é apresentado uma sequência de eventos ou ações e que resultaram nos dados a serem trabalhados na história. É possível trabalhar mudanças, desafios encontrados no meio do percurso e conflitos, por exemplo, que interferiram nos dados que serão apresentados.
Conflito
Desafios e problemas com relação aos envolvidos com os dados são apresentados na etapa de conflito do storytelling de dados. Aqui, é possível citar dificuldades de centralizar, acompanhar ou analisar os dados coletados, por exemplo.
Clímax
O clímax é o momento em que se fala sobre o ponto de virada nos processos que envolvem os dados e decisões importantes tomadas. Podem ser citados a mudança de processos internos, a implantação de uma nova plataforma de dados, entre outros.
Resolução
Por fim, como o próprio nome sugere, a resolução fala dos resultados obtidos com as alterações feitas anteriormente, insights obtidos com o processo e a comparação com dados antigos, por exemplo.
Tendo esses elementos, o storytelling de dados gera mais empatia e proximidade de quem ouve, torna mais palpável e visível os dados e seus resultados, além de deixar a história muito mais atrativa.
Data storytelling com Power BI
O Power BI é uma ótima plataforma para gerir dados de diferentes fontes, além de proporcionar recursos necessários para dar suporte na construção de uma narrativa baseada em dados.
Dessa forma, é possível combinar a visualização de informações, por meio de gráficos e filtros, por exemplo, com narrativas que irão deixar seu storytelling muito mais envolvente e interessante.
Portanto, são os dados obtidos por meio do Power BI que ditarão a linha cronológica de acontecimentos dentro da história a ser contada.
Além disso, a plataforma também possibilita que a visualização dos dados seja personalizada e mais interativa, o que também acaba tornando a narrativa mais interessante e envolvente para quem esta do outro lado.
Por fim, o Power BI também é possível compartilhar com outras pessoas as informações passadas na narrativa, tornando acessível os dados para todos que tenham o interesse. Esse processo colaborativo e acessível também é outro ponto positivo para acabar com a ideia de que números são difíceis e assustadores.
Com todos esses recursos em mãos, a comunicação e a interação se tornam melhores e a fixação de determinadas informações é maior. Também podemos destacar o engajamento da equipe, clientes e usuários, garantir tomadas de decisões mais assertivas e trazer mais transparência para o que acontece na empresa.
Visualização e narrativa de dados: qual a diferença?
A visualização e narrativa de dados andam de mãos dadas no processo de contar a história de dados.
Enquanto a visualização de dados corresponde a trabalha as informações por meio de imagens, deixando essas informações mais acessíveis e visuais, a história de dados conta a trajetória desses dados a fim de garantir maior entendimento do impacto de prender a atenção.
Portanto, a visualização antecede o processo e deixa mais atrativa e acessível a narrativa de dados, tornando-as duas estratégias importantes e que se apoiam uma na outra.
Exemplos de data storytelling
Muitas empresas aplicam o storytelling de diversas formas, e não restringem esse artifício em suas operações internas. A seguir, você verá alguns cases conhecidos por nós e que mudaram a forma de interação com seu público:
Ao final de todo o ano, o Google apresenta aos internautas os assuntos mais procurados no buscador. Acessando a página, é possível selecionar o ano e a categoria que deseja consultar para ter acesso as buscas.
Além disso, por meio de um vídeo de aproximadamente 3 minutos, é possível ver um grande resumo dessas buscas de forma envolvente e atrativa.
Tudo isso é construído por meio de dados coletados pela empresa e que acabam se tornando algo que desperta muita curiosidade.
O Google Trends também é uma ferramenta do grupo muito utilizada pela empresa para que as pessoas tenham acesso à diversas informações que seguem a lógica do Storytelling. Aqui, é possível acompanhar dados de tendências pesquisas em tempo real por meio de rankings e gráficos.
Ambas as ferramentas se tornaram fontes importantes no trabalho de diversos setores, como jornalismo, publicidade e marketing, por exemplo.
Spotify
Também no final do ano, o Spotify libera aos seus ouvintes um histórico de tudo o que foi ouvido ao longo do ano. Aqui, as pessoas podem consultar seus artistas e músicas mais ouvidas, além da quantidade de gêneros explorados e a percentagem de pessoas em todo o mundo também ouviram a mesma música, por exemplo.
Além de ser um ‘prato cheio’ para a empresa esse tipo de dado, pois analisam tendências e preferências de usuários em todo o mundo, a retrospetiva do app se tornou algo muito esperado pelas pessoas, que compartilham em suas redes sociais suas músicas e podcasts mais ouvidos.
Netflix
Para apresentar conteúdos personalizados e que levam em consideração as buscas dos usuários, a Netflix analisa dados e sugere filmes e séries que estejam de acordo com a preferência das pesquisas ou visualizações.
Essa personalização de experiência é possível graças aos algoritmos da plataforma, que processam esses dados e trazem, de forma muito rápida, opções alinhadas de acordo com o gosto do usuário.
Esses são três exemplos diferentes de como as empresas aplicam storytelling de dados em suas atividades. Como podemos ver, a técnica não está restrita em apresentar dados internamente, e pode ser explorada como um atrativo ou ferramenta de engajamento para seu público-alvo, clientes ou usuários.
Como coletar dados para a narrativa de dados?
Com o universo Microsoft é possível fazer uso de diversas ferramentas para extrair dados para sua narrativa. Abaixo, você confere algumas delas:
- Power BI é uma ferramenta da Microsoft que possibilita a análise de negócios e que pode ser facilmente conectado com diversas fontes de dados, permitindo modelagem de dados e recursos de visualização;
- Power Query facilita a consulta, comparação e análise de dados, além de importar e transformar informações;
- Azure Synapse Analytics analisa Big Data e permite o armazenamento e análise de dados de várias fontes e em grandes volumes.
Com essas ferramentas em mãos, os dados obtidos para a construção de narrativa de dados serão confiáveis e trarão uma série de possibilidades de análise para montar a melhor estratégia.
Como fazer Data Storytelling?
Como vimos até aqui, utilizar storytelling para apresentar dados é uma ótima forma de aproximar e chamar a atenção das pessoas, e isso pode ser feito de várias maneiras.
Porém, é preciso ter em mente alguns elementos para que essa narrativa seja efetiva e alcance o público para o qual ela foi desenvolvida. Por isso, a seguir, você confere algumas dicas de como tornar esse processo real!
Saiba quem é seu público-alvo
Antes de qualquer coisa, é preciso ter muito claro quem é que você quer atingir com a narrativa de dados. Feito isso, tente entender quem são essas pessoas.
Tendo esses dois pontos muito bem definidos, será muito mais fácil cativar e gerar conexão com as pessoas que estão do outro lado, além de acertar o tom de voz para se comunicar com seu público.
Separe e trabalhe os dados
Em seguida, separe os dados que deseja trabalhar em sua narrativa levando em consideração a mensagem que quer passar e seu objetivo. Também defina como irá abordá-los, levando em consideração seu público-alvo e tom de voz, como vimos anteriormente.
Lembre-se de seguir uma linha de raciocínio com os dados, a fim de que a história também faça sentido e caminhe juntamente com eles durante a narrativa.
Escolha o formato
Vídeo, infográfico e animações são algumas das formas de trabalhar sua narrativa e torná-la, literalmente, visível para seu público. Utilize de quais recursos achar necessário para fazer acontecer!
Defina o meio
O meio de divulgação ou apresentação é uma das etapas mais importantes. Ele precisa suportar sua ideia e história de dados.
Considere um meio compartilhável, em que é possível que as pessoas tenham acesso fácil ou compartilhem com outras. O case do Spotify, que vimos acima, é um ótimo exemplo disso e que é efetivo.
Estruture suas ideias
Está na hora de juntar tudo o que foi definido anteriormente e construir sua narrativa de dados da forma mais envolvente possível. Para isso, use artifícios emocionais como exemplos de nosso dia a dia, casos reais ou uma situação específica daquele momento.
Aproximação e identificação são a chave para um storytelling de sucesso! Esses elementos são fundamentais para trazer os dados complexos para a realidade das pessoas e torná-los mais palpáveis.
Apesar de os dados serem o centro por trás da narrativa, é a narrativa de fato que irá cativar as pessoas.
Além disso, seja transparente com relação à fonte dos dados e explique-os quantas vezes for necessário para que haja confiança nas informações passadas.
Analise a reação ou comportamento das pessoas
Não basta apenas criar e apresentar seu storytelling, também é preciso acompanhar o comportamento e os dados gerados a partir dele. É a partir dessa análise que será possível identificar tendências e pontos de melhora, por exemplo.
Aqui, fica claro mais uma vez a importância dos dados e o que eles podem trazer de insights para ações futuras. Com isso em mente, seus data storytelling futuros serão cada vez melhores.
Conclusão
O Storytelling, de fato, é uma ferramenta importante em meio a um mundo cada vez mais digitalizado. Além de ser baseado em dados, ele também pode gerar outras informações sobre comportamento muito valiosos para as empresas.
Mas para seu sucesso, é preciso levar em consideração quem está do outro lado da tela ou da sala, é preciso gerar aproximação e identificação. Os dados são a base de seu storytelling, mas de nada valem se não tocaremos quem está vendo ou ouvindo o que você tem a dizer.
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