O que é Power Platform: saiba tudo sobre as ferramentas da Microsoft
Imagine que você precisa analisar um grande conjunto de dados, mas se perde em meio às planilhas. Agora, pense que você precisa de um app mas não tem conhecimento técnico para desenvolver um.
Se precisar automatizar um processo que é feito manualmente no seu trabalho, você saberia o que fazer? E se você precisasse de um tipo de chatbot que responda os seus clientes por você?
Todas essas situações podem ser resolvidas com as ferramentas da Power Platform, um grupo de ferramentas desenvolvido pela Microsoft. Então, quer saber o que é Power Platform e entender como esses serviços funcionam? Leia o artigo completo!
O que é Power Platform?
A Power Platform é um conjunto de serviços da Microsoft que permite o desenvolvimento de soluções tecnológicas de maneira mais simplificada. Power BI, Power Apps, Power Automate e Power Virtual Agents são os quatro serviços que a integram.
No geral, a Power Platform facilita a análise de dados e a compreensão destes para tomada de decisões eficientes. Também permite automatizar processos e criar bots inteligentes.
Para que serve?
Os softwares da Power Platform possuem ferramentas low code. Ou seja, os usuários podem, com pouco ou nenhum código, criar soluções para uso empresarial.
Essas ferramentas nos permitem trabalhar mantendo a segurança dos dados, conectar ferramentas e facilitar os processos dentro das equipes.
Sua funcionalidade pode ser resumida em analisar (a partir da visualização de dados), agir (criando soluções para o negócio), automatizar (criando simplificações para os processos) e auxiliar (em consultas e rotinas da empresa).
Conheça a Joana e como ela descobriu a Power Platform
Joana integra a área de projetos da sua empresa. Ela está muito chateada nos últimos dias porque percebeu que está trabalhando muito e não consegue terminar suas demandas.
Diante disso, Joana tirou um tempo para analisar quais eram as atividades eram mais demoradas. São trabalhos muito repetitivos ou que possuem diversos processos e isso acaba ocupando boa parte de seu tempo.
Mas não era só isso, ela percebeu que esses trabalhos poderiam ser rapidamente resolvidos se ela utilizasse um sistema que automatizasse esses processos. No entanto, Joana não consegue construir seu próprio sistema porque ela não domina programação e desenvolvimento de sistemas.
Ela também não pode contratar um desenvolvedor para desenvolver esses sistemas porque o orçamento não permitia. Foi aí que Joana buscou novas alternativas que não exigissem conhecimento prévio ou altos investimentos. Assim, ela descobriu a Power Platform e conseguiu, por sua própria conta, desenvolver os sistemas que precisava para acelerar seu trabalho.
Democratização da tecnologia
Quando falamos em transformação digital, estamos falando de transformar serviços, interações, qualquer processo, por meio da tecnologia.
No entanto, no ambiente empresarial, parte dessa transformação é designada aos setores de TI. Com isso, colaboradores do administrativo, do financeiro, do RH e de outros setores criam uma dependência do TI, visto que o conhecimento técnico para isto geralmente se concentra no TI.
A Power Platform parte para um ponto de vista diferente: as pessoas destes outros setores podem desenvolver soluções tecnológicas e efetivas por conta própria.
Assim, todos saem ganhando, em tempo e em produtividade. O TI não se sobrecarrega com as demandas dos setores internos e os colaboradores conseguem adaptar suas rotinas para serem produtivas.
Quais produtos estão inclusos na Power Platform?
A ferramenta é composta por quatro produtos para desenvolvimento de soluções: Power BI, Power Apps, Power Automate e Power Virtual Agents.
Possui, também, soluções de armazenamento em banco de dados com o DataVerse, soluções em inteligência artificial com o AI Builder. Além disso, os quatro softwares da Power Platform possibilitam criar conexões com outros produtos Microsoft ou de terceiros.
Conheça, a seguir, cada ferramenta da Power Platform.
Power BI
O Power BI nos permite construir relatórios com visualizações interativas que auxiliam na tomada de decisão e estudo de dados. Mas como isso ocorre?
Ele se conecta com diversas fontes de dados, desde Excel a CSV, dados da internet, txt, entre outros. Ao fazer a conexão com essas fontes, você consegue tratar esses dados e corrigi-los.
É possível, também, fazer a relação com diferentes dados. Exemplo: você tem uma planilha que controla o estoque de produtos, outra que controla o número de pedidos e uma terceira que controla os preços. Com o Power BI, você pode cruzar esses dados automaticamente para saber se existem produtos suficientes para os clientes e qual vai ser o lucro das vendas.
Ainda não acabaram as vantagens do Power BI. Ele atualiza os dados automaticamente, assim as informações estão sempre recentes. Além disso, ele permite a criação de dashboards com visualizações em gráficos e tabelas visuais que facilitam a visualização em uma só tela.
Por fim, o Power BI possui compartilhamento fácil com os outros colaboradores. Com o compartilhamento por link, os dashboards pode ser acessado por smartphones, tablets e computadores.
Power Automate
Com o Power Automate, antes chamado de Flow, conseguimos construir fluxos que automatizam processos empresariais. Esses fluxos nos permitem passar menos tempo nos processos e mais tempo na tomada de decisões.
O Power Automate chegou para marcar presença em RPA (Robotics Process Automation) e otimizar o trabalho dos usuários Microsoft. É muito mais do que uma ferramenta de fluxo de trabalho, é uma poderosa ferramenta de automação, API e ETL. É, também, uma ferramenta que conecta dados e conta com recursos baseados em inteligência artificial.
É possível criar automações para seus aplicativos do Power Apps e não para por aí. O Power Automate é integrado a todos os aplicativos do Microsoft 365 e também a outros aplicativos externos (Gmail/Gsuite), mídias sociais (LinkedIn, Facebook, Twitter, Instagram) e centenas de outros serviços. Já imaginou criar fluxos para colocar todas essas aplicações para trabalharem de forma automatizada? O ganho de produtividade é exponencial.
Tudo isso, sem a necessidade de código fonte, basta criar fluxos de automação por diagramas de blocos. Além disso, já existem diversos fluxos predefinidos, criados pela Microsoft e pela comunidade do Power Automate, que você pode utilizar.
Imagine que você possui documentos que alguns clientes devem receber. Depois da formulação desses documentos você precisa procurar na base de dados quais clientes devem receber e enviar manualmente, um por um. Seria muito mais simples fazer o upload desse documento em uma pasta do Onedrive e o próprio Power Automate enviaria esses e-mails aos clientes, como na imagem a seguir:
Power Apps
O Power Apps é mais um dos softwares que compõem a Power Platform. Com ele, podemos construir aplicativos e sistemas empresariais. Os sistemas são construídos pelos próprios colaboradores da organização.
Nesses aplicativos, conseguimos utilizar recursos como câmeras, leitores de barras, navegadores, blocos do BI, entradas de texto, dentre outros recursos que enriquecem a experiência do usuário e facilitam o recolhimento de informações. Podemos, ainda, acrescentar automações a esses aplicativos.
Você pode também criar um sistema de prestação de contas para viagens, por exemplo, onde seu usuário entra no aplicativo para cadastrar uma nova despesa. Pelo celular, ele consegue tirar uma foto e submeter junto com a despesa, visualizar as antigas e verificar o status de aprovação. Veja:
Assim, você pode fazer uma prestação de contas sem precisar enviar vários e-mails ao departamento financeiro e fica com as informações salvas em segurança.
Tudo isso utilizando um sistema construído rapidamente, com baixo orçamento, utilizando o Power Apps.
Power Virtual Agents
O Power Virtual Agents é o serviço da Power Platform que permite a criação de bots inteligentes com uso de pouco código.
Essas ferramentas nos permitem trabalhar de maneira eficaz, são amigáveis, fáceis de administrar e seguras. Além disso, podem ser utilizadas em diversos ambientes.
Você pode, por exemplo, utilizar um bot que começa a conversa de qualificação com possíveis clientes para, em determinado ponto, os consultores comerciais da sua empresa assumirem a conversa. Também é possível ter acesso a todo o histórico de conversa entre o possível cliente e o consultor.
Imagine, também, um bot para suporte, a pessoa faz perguntas e se o bot tiver um conteúdo cadastrado para aquela pergunta, ele responde ao usuário. Caso ele não consiga responder, um consultor é chamado para responder àquela pergunta. Isso tudo pode ser construído sem código, utilizando uma interface amigável.
E não é só um chatbot para atendimento que o Virtual Agents produz. É possível utilizá-lo para clientes externos e também para trabalhar internamente na sua empresa. São inúmeros canais possíveis para utilizá-lo, seja na web, Skype, Facebook, PowerApps e etc.
Confira possibilidades de utilização do Power Virtual Agents:
Suporte de TI
- Fornecer respostas para perguntas frequentes;
- Autoajuda e solução de problemas;
- Triagem de um problema antes de criar um incidente ou solicitação nas ferramentas de Helpdesk;
Suporte de RH
- Perguntas frequentes;
- Automatização de processos mais simples, como folgas;
- Exibição e validação de informações de funcionários, como detalhes de contato.
Conformidade
- Perguntas frequentes;
- Identificação de processos fora de conformidade e ações corretivas em determinadas situações.
Finança
- Respostas para dúvidas frequentes;
- Solicitando informações relacionadas a folha de pagamento ou benefício.
Assim como todos as aplicações da Power Platform, o Power Virtual Agent já possui centenas de integrações predefinidas para se comunicar com seus sistemas de back-end, ou usar o Microsoft Power Automate para uma chamada de API ou execução de fluxos existentes.
A implementação é feita através de uma linguagem gráfica e guiada. No entanto, caso tenha a necessidade de utilização de código fonte, existe a possibilidade de utilização do Microsoft Bot Framework para implementações mais complexas.
Por fim, os Bots criados no Power Virtual Agent são inteligentes, vão aprendendo e melhorando o seu desempenho diariamente, na medida em que aumenta a quantidade de dados de sua base de conhecimento e os usuários interagem com o robô.
Como ter acesso à Power Platform?
Para ter acesso às ferramentas da Power Platform é necessário ficar atento aos planos da Microsoft. Se você tem acesso a uma conta do Microsoft 365 você consegue utilizar o Power Automate e o Power Apps.
Para o Power BI e para o Power Virtual Agents, temos planos autônomos de licenciamentos que devem ser estudados e escolhidos de acordo com sua necessidade.
Você pode fazer um teste de uso dessas ferramentas utilizando uma conta de avaliação gratuita do Microsoft 365, assim você conseguirá conhecer melhor essas ferramentas e conhecer os recursos disponibilizados por ela. Acesse o tutorial de criação de conta de avaliação e aproveite os serviços gratuitamente por 30 dias.
Conhecendo as ferramentas você terá uma noção do que pode ser feito lá dentro e construir seus próprios sistemas com base nas suas necessidades. As possibilidades são enormes.
Como aprender a utilizar os serviços da Power Platform?
Como vimos, o Power BI, o Power Automate, o Power Apps e o Power Virtual Agents são softwares de fácil utilização e não demandam conhecimento aprofundado de tecnologias. No entanto, se você nunca teve contato com estas ferramentas, pode encontrar algumas dificuldades até se acostumar com suas funcionalidades.
Se você percebeu que as ferramentas da Power Platform podem transformar sua empresa e quer começar a usá-las, você também pode procurar um treinamento para te ensinar a fazer isso.
A Lean Solutions, empresa parceira Microsoft, especializada em projetos de Power Platform e treinamentos, pode te ajudar nisso. Verifique a ementa do curso de Power Platform e procure se capacitar para fazer bom uso dos softwares. Se você deseja que o projeto seja desenvolvido por eles, você também tem essa opção de contratar projetos realizados pela empresa.
Essa dica é valiosa. Você já conhecia a Power Platform? Conte nos comentários o que você gostaria de fazer no seu trabalho que pode ser facilitado com uma das ferramentas apresentadas nesse artigo!