Linguagem DAX: para que serve e como aplicar no Power BI
Em meio a um grande volume de dados, é preciso ter em mãos ferramentas que dão suporte para a organização e análise. Isso é possível com a Linguagem DAX, uma linguagem aplicada em fórmulas que facilita a rotina de usuários que utilizam diferentes plataformas de análise de dados, como o Power BI.
Para que o uso dessas plataformas seja eficaz é preciso também ter conhecimento sobre todos os recursos que elas oferecem, e as fórmulas estão inclusas nisso. Com elas, é possível personalizar a visualização de dados por meio de cálculos de diversas naturezas.
As funções DAX atendem todos os níveis de cálculos, dos mais básicos aos mais avançados, além de diversas necessidades dentro de uma empresa. Por isso, neste artigo, você verá como utilizá-la de forma prática e eficaz em sua rotina, independente do setor que esteja!
O que é a linguagem DAX?
A linguagem DAX, abreviação de Data Analysis Expressions, é uma linguagem aplicada em fórmulas de ferramentas do universo Microsoft como Power BI, Analysis Services e outros. Essa linguagem trabalha com fórmulas matemáticas e estatísticas, por exemplo.
Usando funções, operadores e valores, ela realiza cálculos e análises avançadas, além de permitir a manipulação dados relacionados e cálculos em planilhas inteiras ou colunas.
Dessa forma, as fórmulas contribuem para uma análise mais completa e assertiva dos dados, além da criação de relatórios dinâmicos.
Para que serve a linguagem DAX?
O DAX é utilizado em ferramentas de análise de dados avançados, como Power BI, com o objetivo de:
Portanto, a partir das funcionalidades de manipulação de dados que vimos acima, é possível estruturar relatórios que darão suporte em tomadas de decisões em sua empresa; além de obter insights importantes e criar dashboards interativos que facilitarão a visualização das informações.
Quais as principais funções DAX no Power BI?
As funções DAX no Power BI têm como objetivo facilitar a transformação de dados e, consequentemente, a análise deles também. E isso reflete diretamente nas ações que serão elaboradas e decisões que serão tomadas adiante.
A seguir, você verá quais as principais funções DAX são aplicadas para que relatórios e dashboards facilitem a visualização de dados e, posteriormente, a análise e tomadas de decisão!
Soma, ou SUM
Essa função tem como objetivo somar todos valores de determinada coluna. Como exemplo, usaremos as vendas totais em um mês. Para utilizá-la, digite a seguinte fórmula:
Total de vendas = SUM(vendas[Valor])
Média, ou AVERAGE
Na função média, é possível calcular a média de valor em determinada coluna e, como exemplo usaremos a nota média de um produto. Nessa aplicação, a seguinte fórmula é utilizada:
Média Notas Produtos = AVERAGE(notas[Valor])
Contagem, ou COUNT
Aqui, as funções contam o número de valores preenchidos em uma coluna. Como exemplo, usaremos o número de clientes de determinado produto da empresa. Na fórmula, se utiliza os seguintes elementos:
Quantidade de clientes = COUNT(nomeProduto[DClientes])
Mínimo, ou MIN
Tem como objetivo identificar o menor valor em determinada coluna. Como exemplo, usaremos a avaliação de colaboradores. Aqui, a fórmula é construída da seguinte maneira:
Menor Avaliação Colaboradores = MIN(avaliacaoCLientes[nota])
Máximo, ou MAX
Diferente do exemplo anterior, a função MAX localiza o maior valor em uma coluna. Nesse exemplo, usaremos a avaliação dos clientes sobre a empresa. Nesse caso, a fórmula é:
Maior Avaliação = MAX(avalicaoCLientes[Nota])
Se, ou IF
Nesse caso, a função verifica determinada condição com retorno de se é falso ou verdadeiro com um valor, possibilitando classificar valores como altos ou baixos, por exemplo. Usaremos como exemplo uma avaliação interna da empresa e a fórmula para esse caso seria:
Classificação Avaliação Interna = IF(avaliacaoInterna[Valor]>10, "Alta", "Baixa")
Calcular, ou CALCULATE
Com o Calculate, é possível calcular uma expressão com a alteração de um filtro. Como exemplo, usaremos as horas trabalhadas pelos gestores de determinada área e a fórmula utilizada será:
Horas gestores = CALCULATE(SUM(gestores[horasTrabalhadas]), gestores[equipe]="comercial")
Relacionado, ou RELATED
Aqui, se seleciona um valor de determinada tabela relacionada. Como exemplo, usaremos o nome de gerentes de cada projeto aberto na empresa. A fórmula contará com as seguintes informações:
Nome Gerente = RELATED(gerente[nome])
Adicionar Data, ou DATEADD
Por último, temos a função adicionar data que possibilita ajustar datas no contexto do tempo nas colunas. Como exemplo, utilizaremos quantas horas extras foram contabilizadas no mês. Para isso, utilize a fórmula:
Horas extras mês passado = CALCULATE(SUM(horasExtras[horas]), DATEADD(horasExtras[data],-1,MOUNTH))
Como vimos, é possível aplicar a função DAX em diversos contextos de uma empresa, do RH ao financeiro. Quando bem explorado, o Power BI se torna uma ferramenta poderosa para a empresa, pois permite analisar ela de dentro para fora.
Como usar as funções DAX no Power BI?
Para utilizar as funções DAX no Power BI é preciso seguir alguns passos. O primeiro deles é abrir o Power BI em seu desktop.
Em seguida, importe todos os dados que pretende analisar por meio de uma planilha Excel ou outro recurso de sua preferência. Feito isso, no campo ‘Campos’, clique na tabela que terá o cálculo adicionado e clique em ‘Nova Medida’.
Para escrever a fórmula que será utilizada, digite a expressão DAX na barra de fórmulas. Por fim, para ver o resultado do cálculo, arraste a medida para o modelo de apresentação de sua preferência e pronto!
Como podemos ver, a aplicação do DAX não é tão complicada quanto se imagina. O Power BI proporciona um ambiente de análise de dados muito amigável e descomplicado com o objetivo de tornar o processo mais acessível para seus usuários.
AX que você precisa saber
O Microsoft Dynamics AX é um ERP de gerenciamento de empresas que pode ser facilmente integrado com o Power BI. Dessa forma, é possível ter uma visão 360° da empresa por meio da análise avançada de dados.
Com essa conexão em sua empresa, é possível:
Esses são apenas alguns exemplos de como a integração entre Power BI e Microsoft Dynamics AX pode ser benéfica para toda a sua empresa!
Conclusão
As fórmulas da Linguagem DAX entram como grandes auxiliares no processo de análise de dados, além de proporcionar a personalização deles conforme as necessidades da empresa. Esse é um dos principais recursos dentro de ferramentas como Power BI.
Para mais informações sobre recursos e ferramentas de análise de dados, continue acompanhando nosso blog e redes sociais! Ou conheça nosso curso de Power BI.