Power BI covid: Como utilizar a plataforma para análise de dados da pandemia?
O Power BI é um produto da Microsoft capaz de realizar a apuração e a visualização de dados sobre COVID-19 em tempo real. Com a ocorrência da pandemia causada pelo vírus, ter a possibilidade de criação de dashboards que reúnem estes dados é de grande importância para o mundo inteiro.
A visualização de dados é um meio de verificar, em nível quantitativo ou qualitativo, as informações sobre determinado assunto. Ou seja, uma empresa, através dessa visualização, tem fácil acesso à quantia dos gastos, das vendas e o número de funcionários, por exemplo.
Já no contexto da pandemia, a oportunidade de visualizar dados em tempo real ajuda no controle e na prevenção da doença, leia o artigo completo e confira como o Power BI auxilia neste processo:
Organização e tratamento de dados de covid com eficiência
O Power BI combina funcionalidades que, juntas, fornecem uma visualização de dados de forma organizada e eficiente. Estes dados são coletados de uma planilha do Excel, da nuvem, de um formulário, entre outras possibilidades.
Através do Power BI é possível reunir diferentes tipos de dados. Utilizando o governo de Santa Catarina como exemplo, vejamos como isto pode funcionar de forma eficaz:
Na imagem, verificamos o dashboard montado pelo governo do estado para monitoramento dos casos de Covid-19. A tela principal exibe dados como o número de casos confirmados, o número de óbitos, o número de municípios que contem casos confirmados, além de gráficos de evolução que comparam os dados por período.
Combinação de fontes de dados no Power BI covid
No portal de dados abertos de Santa Catarina, é possível verificar que os dados do dashboard têm variadas fontes. Entre elas, “o sistema BoaVista, do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), vinculada à Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde”. Além disso, outros números também são adquiridos do Ministério da saúde, através do e-SUS VE e SIVEP Gripe.
O portal ainda detalha que os dados referentes ao contagio de pessoas do sistema prisional, têm outra fonte. Com isso, percebemos uma das principais características do Power BI: a reunião de dados provenientes de diversos sistemas, planilhas ou documentos online que permitem a visualização praticamente em tempo real.
Contudo, A pandemia inseriu um contexto completamente novo na população e a combinação de dados retirados de diferentes instâncias por meio do Power BI colabora para que o Estado de Santa Catarina, entre outros, consiga organizar, analisar e distribuir as informações coletadas.
Visualização de dados
Um elemento importante para a construção de um dashboard eficiente no Power BI é a apresentação visual dos dados. Como o COVID-19 é um vírus que transcorreu territórios do mundo inteiro, verificar os avanços por região, por exemplo, é uma forma de ajudar determinados locais a realizarem novas ações de segurança.
Dessa forma, podemos entender que uma boa fonte de dados é essencial para um painel que precisa transmitir informações relevantes. No entanto, sem uma apresentação visual, ou um bom design, esses dados correm o risco de não serem interpretados da melhor maneira. Isso sem contar que, a depender do público com o qual as informações serão compartilhadas, é preciso garantir o entendimento dos dados para que não sejam apenas números. O dito popular “entendeu ou quer que eu desenhe” nunca fez tanto sentido.
Além disso, o primeiro contato que uma pessoa faz com o painel se dá visualmente. Assim, as informações que se apresentam de forma organizada, além de fixarem na memória com mais precisão, comunicam melhor.
Por isso, a possibilidade de visualização dos dados em mapas de calor, gráficos e elementos de geolocalização, contribuem para montar um Power BI covid. Confira modos de utilizar esses recursos através do exemplo do governo de Santa Catarina:
Tratamento e análise de dados com Power BI
A partir do painel montado no Power BI utilizando dados da pandemia do COVID-19, pode-se retirar uma série de informações e conclusões. A plataforma facilita que decisões sejam tomadas para diminuir os riscos da doença.
Dessa forma, as pessoas que têm acesso a esses dados conseguem entender com maior facilidade os momentos em que estarão mais seguras para ir ao mercado. Assim como a prefeitura de uma cidade do interior, por exemplo, que consegue antecipar medidas de proteção ao visualizar que os casos estão aumentando na cidade.
Confira análises possíveis utilizando o Power BI:
- Ajudar na prevenção de novos casos;
- Propor soluções de combate à doença / desenvolvimento de vacinas;
- Identificar riscos;
- Acompanhar a vacinação.
Para conferir as possibilidades por completo, confira o artigo ” A importância dos dados da pandemia para combater o COVID-19“.
Quero construir um dashboard de covid no Power BI, como faço?
Se você está interessado em construir um dashboard utilizando o Power BI, seja para acompanhar os casos da sua cidade ou estado, ou até mesmo da sua empresa , não se desespere.
O Power BI é gratuito para desktop. Para aprender como conectar suas fontes de dados e depois fazer análises dos casos e acompanhar a vacinação dentro da sua empresa, você pode contar com o apoio da Lean Solutions. A empresa oferece treinamentos e projetos que vão te ajudar passo a passo nessa missão.
E aí, gostou deste conteúdo? Acha que deixamos algo de fora ou tem alguma dúvida? Deixe nos comentários.