Copilot no Power BI: saiba para que serve e como aplicar
O Copilot é uma das grandes apostas da Microsoft em tempos de avanço da inteligência artificial em diferentes frentes do mercado.
Por mais que o termo inteligência artificial tenha despertado receio nos últimos anos pelo fato de haver a possibilidade de substituição do trabalho humano, vemos que, na verdade, ela tem muito o que agregar e contribuir para tomadas de decisões e de visualização de insights quando falamos do mundo corporativo.
Com o Power BI, não poderia ser diferente. A integração do Copilot no Power BI é uma prova de que é possível ampliar possibilidades com duas plataformas poderosas. Agilidade de processos antes morosos e demorados, prevenção de erros comuns e visão 360 da corporação, favorecendo assim tomadas de decisões baseados em dados confiáveis são alguns dos pontos de destaque dessa dupla.
E para saber mais como a integração do Copilot no Power BI pode facilitar sua jornada, além de quando e como aplicar e benefícios, continue acompanhando o artigo!
O que é o Copilot?
O Copilot é uma inteligência artificial generativa, ou seja, que cria conteúdos em diversos formatos, de fácil e rápida integração com diversas soluções do universo Microsoft 365, como Excel, Word, Power Point e Teams, por exemplo.
Lançada em fevereiro de 2023, é a ferramenta de inteligência artificial (IA) da Microsoft, que hoje conhecemos como Copilot.
No caso do Power BI, a funcionalidade passou a operar em maio de 2024 com o objetivo de enriquecer as possibilidades e auxiliar seus usuários na análise de dados e informações por meio de sugestões e insights valiosos, além de gerar relatórios dentro da ferramenta.
Portanto, essa integração tão esperada vem como um reforço na acessibilidade e enriquecimento de recursos e possibilidades.
Para que serve e como funciona o Copilot?
Com a mesma tecnologia aplicada em seus principais concorrentes, a ferramenta dá suporte em tarefas diárias, operadas em softwares da empresa, com o objetivo de aumentar a produtividade de equipes e tornar o trabalho mais estratégico, assertivo e colaborativo.
Dessa forma, o Copilot favorece o direcionamento dos esforços das equipes para tarefas mais importantes, como análises e definição de estratégias, dando suporte em tarefas repetitivas e morosas que tomam tempo e mudam o foco.
Quando falamos de sua aplicação no Power BI, a ferramenta tem como objetivo facilitar e aprimorar a interação, a análise de dados e informações e a criação de relatórios.
Para os analistas, a junção entre as duas ferramentas torna o processo de análise, geração de insights e tomada de decisão muito mais rápida, assertiva e cada vez mais aprimorada.
Funcionalidades do Copilot no Power BI
Com as informações acima, já é possível ter uma ideia geral de como a combinação entre as duas ferramentas é benéfica para quem lida e analisa dados diariamente. Mas, a seguir, você confere, de forma mais clara e detalhada, as funcionalidades do Copilot no Power BI:
Consultas DAX
Tanto no Serviço do Power BI quanto no Power BI Desktop, é possível criar consultas DAX (Data Analysis Expressions) por meio de linguagem natural, ou seja, de linguagem não artificial, e sim linguagem humana.
Para isso, basta fazer qualquer pergunta sobre seus dados para que o Copilot analise e busque dados e informações nas sua bases de dados para gerar relatórios de forma instantânea e automática que, consequentemente, trarão insights importantes para sua empresa.
Suporte e sugestão na análise de dados
Por meio da sugestão de formas de análise, o Copilot dá suporte ao usuário de possibilidades na visualização e interpretação dos dados gerados em relatórios. Essa funcionalidade favorece, principalmente, a assertividade em situações que requerem rápida tomada de decisão e planos de ação.
Geração e sugestão de formato de relatórios
A ferramenta também automatiza e torna a geração de relatórios muito mais rápida, além de ser útil na sugestão dos melhores formatos de apresentação dos dados.
Essa possibilidade economiza tempo e garante que seus dados e informações sejam apresentados da melhor forma possível, garantindo o entendimento de quem visualizará os relatórios apoiando, até mesmo, o storytelling de dados.
Construção de narrativas em dados
Com poucos cliques, é possível construir narrativas automáticas de dados por meio do destaque, ou não, deles. Isso é possível com o resumo de todo o relatório, dados selecionados pelo usuário ou de páginas específicas, por exemplo.
Isso cria uma série de possibilidades de organização e de tons para seus relatórios, tornando-os mais personalizáveis.
Ajuste e tratamento do modelo semântico
A transformação, ou seja, tratamento e limpeza, do modelo semântico é super importante para resultados mais precisos e otimizados. No Copilot aplicado ao Power BI isso é possível, por meio da remoção de informações inconsistentes, padronização de dados, relacionamentos entre tabelas, aplicação de regras de negócio e muito mais.
Isso garante mais precisão nas análises de dados, além de aumentar a confiabilidade deles e melhoria nas tomadas de decisão.
No vídeo abaixo, você confere mais uma possibilidade de uso do Copilot no Power BI. Confira!
Benefícios do Copilot no Power BI
Os benefícios do uso do Copilot integrado ao Power BI são muitos. A seguir, você confere os principais, os que mais impactam na rotina de usuários e, consequentemente, de suas empresas:
Geração de insights
Por meio da criação automatizada de relatórios e de sugestões de apresentação feitas pela ferramenta, ela favorece a geração de insights e aprimora-os, cada vez mais.
Isso porque, como um guia, a ferramenta aprimora a expertise do usuário no processo de análise de dados e identificação desses insights que apoiarão a tomadas de decisão assertivas e informadas.
Suporte em tarefas manuais e morosas
Com uma ferramenta que dá suporte em tarefas manuais e morosas, ou seja, que tomam muito tempo, a equipe fica mais concentrada no que realmente é importante: na análise de dados que, mais para frente, será útil para diversos processos não apenas para a equipe em si, mas para a empresa como um todo.
Colaboração interequipe
Com a possibilidade de acesso compartilhado ao dados e relatórios armazenados no Power BI, o Copilot favorece a colaboração entre equipes por meio da quebra de barreiras técnicas, melhoria da comunicação e integração com outras ferramentas do universo Microsoft.
Além de claro, garantir que toda a empresa esteja alinhada com um único objetivo e que as áreas tenham acesso à informações e dados que favoreçam isso.
Aumento de produtividade
O aumento de produtividade é um benefício oriundo da facilitação dos processos, pois garante a concentração de esforço e atenção ao que realmente importa, além de prestação de assistência inteligente que, por consequência, encurta caminhos e gera diversas possibilidades.
Tomada de decisão rápida e informada
Com dados confiáveis, atualizados e disponíveis a qualquer momento, a tomada de decisões se torna muito mais rápida e informada.
Isso favorece, inclusive, como vimos brevemente acima, o aperfeiçoamento da expertise do usuário na identificação e análise de oportunidades e riscos para a empresa e, como consequência, de como agir nessas situações. Essa é uma demanda cada vez mais recorrente do mercado, e a junção das duas ferramentas possibilita essa adaptação.
Economia de tempo
A economia de tempo é outro ponto importante e que merece ser destacada, pois com essa combinação de ferramentas é possível montar relatórios de forma mais rápida e, ainda, receber orientações que favoreçam e aprimorem esse processo.
Com isso, a economia de tempo também reflete em questões como tomada de decisões e implantação de processos para melhoria ou aperfeiçoamento de processos, por exemplo, pois os dados, quando bem estruturado e analisados, também são capazes de gerar insights sobre melhorias internas.
Qualidade de dados
Com a possibilidade de correção de inconsistências e erros nos dados apresentados no Power BI, que eventualmente, podem acontecer após a limpeza, o Copilot auxilia na melhora da qualidade deles, favorecendo a visualização de dados mais confiáveis e rastreamento de possíveis falhas.
Isso reflete, diretamente, na qualidade de análise e tomadas de decisões, além da introdução de processos internos, por exemplo.
Qualidade na interpretação e apresentação de dados
Com dados de qualidade, apresentados com a junção do Power BI com o Copilot, a qualidade de interpretação e apresentação deles também são aperfeiçoados
Personalização e flexibilidade
Ambas as ferramentas são flexíveis e, com isso, personalizáveis para atender as demandas e necessidades de sua empresa. Isso reflete tanto nas próprias funcionalidades quanto na geração dos insights e orientações.
Orientação e coordenação
Com dados seguros e sua análise precisa, é possível saber para onde seguir e como estruturar etapas. Isso apoia de forma completa a estruturação dos planejamentos estratégicos e financeiros, guiando toda a empresa rumo a um objetivo maior.
Fortalecimento da cultura de dados
Com ferramentas que proporcionam tudo o que vimos até agora e com a implantação delas em todas as frentes da empresa, além da consciência da importância de seu uso, há o fortalecimento da cultura de dados.
Uma empresa movida por dados sempre será mais assertiva e rápida, e isso irá refletir em todos os seus níveis, desde gestão até operação. Portanto, isso só tem a agregar e melhorar nos processos, ações e tomadas de decisão.
Como e onde aplicar o Copilot no Power BI?
Com a integração entre Power BI e Copilot, uma série de novas funcionalidades podem ser exploradas. Mas antes de qualquer coisa, garanta que o Copilot esteja habilitado no Power BI e que as permissões e habilitações estejam configuradas.
Para isso, vá até o Power BI Desktop e clique no ícone do Copilot. Na caixa de diálogo, selecione o workspace compatível com a ferramenta e que tenha a capacidade necessária.
Além disso, antes de iniciar, é preciso verificar se o Copilot também está integrado com o Microsoft Fabric. Isso porque ele faz parte da estrutura que proporciona usufruir das funcionalidades de IA.
Pronto, a ferramenta estará habilitada no seu Power BI! Dessa forma será possível:
- Explorar conjuntos de dados de forma rápida e intuitiva por meio da identificação de tendências e erros;
- Facilitar a criação de relatórios e dashboards dinâmicos, além de sugerir layouts e gráficos apropriados para determinados dados, a fim de melhorar seu entendimento e interpretação;
- Receber sugestão de insights para a tomada de decisões por meio de padrões de informações e dados e tendências não identificadas pelos dados;
- Ter acesso e compartilhar relatórios e dashboards caso tenham permissão para isso, claro, para uma colaboração integrada e discussões produtivas e assertivas.
Agora, está na hora de ver como aproveitar ambas as ferramentas da melhor forma possível!
Análise financeira
Para fazer análises financeiras profundas e bem estruturadas no Power BI, o Copilot ajuda a identificar padrões de despesas e receitas e gera relatórios intuitivos e completos para que as decisões dessa competência sejam as melhores possíveis.
Isso dá suporte a decisões mais estratégicas e alinhadas com os planejamentos estratégicos e financeiros da empresa.
Marketing
Campanhas de marketing, leads e desempenho do time também podem ser analisados com a ajuda do Copilot no Power BI. Com isso, você e sua equipe podem identificar tendências durante determinados períodos do ano e melhorias no processo interno do time.
Recursos Humanos (RH)
Já no RH, por outro lado, é possível fazer análises de turnover e de retenção de colaboradores para identificar possíveis falhas por meio de relatórios que apoiarão estratégias de retenção, por exemplo.
Gestão e suporte de clientes
Por fim, outra forma de utilizar o Copilot no Power BI é no processo de gestão e suporte aos clientes. Aqui, podem ser analisados por meio de relatórios o tempo médio para atendimento e finalização de um ticket de suporte ou atendimento e prever, até mesmo, em quais períodos do ano haverá mais solicitações ou encerramento de contrato levando em consideração dados históricos.
Como habilitar o Copilot no Power BI?
Para habilitar o Copilot em seu Power BI, é preciso seguir os seguintes passos:
Também é necessário seguir o seguinte passo:
Dessa forma, o acesso ao Copilot não estará limitado a cargas de trabalho, como é o caso do Power BI.
Como ter o Copilot no celular?
É possível ter o Power BI no celular, contudo, ainda não é caso do Copilot. Essa funcionalidade está restrita, pelo menos até junho de 2024, ao desktop. O que é possível até o momento é apenas visualizar no celular o que é feito no desktop.
Por isso, siga acompanhando nossos conteúdos e o próprio site da Microsoft para saber sobre novas atualizações e integrações sobre a ferramenta.
Como adquirir o Copilot?
Para empresas, é preciso assinar o Microsoft 365 e contar com os pacotes Enterprise E3, E5 e Business Standard ou Premium para habilitar o Copilot no Power BI. E para adquirir a ferramenta, contate o responsável pelas licenças Microsoft de sua empresa, o Portal de Administração do Microsoft 365 ou Partner.
Não esqueça de habilitar licenças para os usuários que utilizarão a ferramenta em seu dia a dia. Além disso, instale ou atualize as versões mais atuais do Power BI para que o Copilot funcione.
–
Como vimos, quando combinado com o Power Bi, o Copilot é uma ferramenta essencial para auxiliar e guiar o usuário na tomada de decisões assertivas, para recalcular rotas e no estabelecimento dos passos necessários para o planejamento estratégico e financeiro de uma empresa.
Por mais que ferramentas de IA, como o Copilot, possam ser vistas com receio por alguns profissionais, independente da área, precisamos lembra que elas não substituem o trabalho humano, e sim agregam e auxiliam na rotina de análise de dados.
Elas são ótimas para não deixar passar detalhes importantes que, por conta da rotina, podem passar despercebidas e que podem afetar o processo de alcance das metas. Portanto, trata-se de ferramentas complementares e que podem, também, trazer insights possíveis em nossa percepção.
Gostou do conteúdo? Para mais informações e dicas sobre o Copilot, além de futuras atualizações e integrações, continue acompanhando nosso blog e redes sociais!