Business Intelligence: o que é, seus pilares e como implementar na sua empresa
A análise de dados por meio do Business Intelligence (BI) se faz cada vez mais importante para empresas em nível global. Isso porque ela tem se tornado valiosa para empresas que sabem como utilizá-la a seu favor.
Um dos grandes benefícios desse acompanhamento e leitura é o embasamento para tomadas de decisão mais assertivas e racionais, algo fundamental em meio a um mercado cada vez mais volátil e competitivo.
Além disso, com essa cultura de dados, é possível fazer um diagnóstico profundo da empresa, desde gestão à processos, o que também é importante para garantir o alcance das metas estabelecidas no planejamento estratégico e financeiro.
Esses são apenas alguns dos benefícios do Business Intelligence para as empresas. Quer saber quais são os outros e como implementar esse processo? Então continue a leitura do artigo!
O que é Business Intelligence?
Business Intelligence (Inteligência de Negócios), ou apenas BI, é o processo de coletar, tratar, analisar e aplicar dados que embasarão tomadas de decisão mais estratégicas e assertivas para um negócio.
Com ele, é possível obter insights importantes por meio dos dados de qualidade, traçar estratégias para o alcance das metas, corrigir falhas e com isso, obter vantagem competitiva no mercado.
Além disso, o processo de Business Intelligence preza pela administração segura dos dados em ferramentas que tragam insights de qualidade de forma rápida e dinâmica.
“Um termo abrangente que inclui aplicativos, infraestrutura, ferramentas e as melhores práticas que permitem acessar e analisar informações para melhorar e otimizar decisões.”
Dicionário Gartner
Pilares da Business Intelligence
Os pilares do BI contemplam os processos importantes para que se garanta sua eficiência e resultados, e são eles: coleta de dados, transformação de dados, armazenamento e monitoramento. A seguir, você confere a importância de cada um deles e suas características:
Coleta de dados
Nesse primeiro momento, há a coleta de dados de diversas fontes integradas ao seu negócio, como ERP e banco de dados, por exemplo, para prepará-los para a interpretação e análise.
Transformação de dados
Feita a coleta, o segundo passo é limpar e extrair apenas os dados relevantes e passíveis de análise, eliminando os que não fazem sentido. Dessa forma, se preza pela qualidade dos dados a serem analisados e diminui a quantidade das informações extraídas.
Armazenamento de dados
Essa etapa é que centraliza os dados coletados e limpos anteriormente. Esse processo tem como objetivo facilitar o acesso e a análise. Além disso, nesse ponto, o ideal é utilizar ferramentas com recursos, como gráficos e dashboards, que facilitem a etapa a seguir.
Análise e monitoramento de dados
Além de analisar os dados coletados com base nos KPIs preestabelecidos e que estão de acordo com os objetivos estratégicos da empresa, também é importante fazer um acompanhamento constante deles. Isso porque, com essas informações, é possível identificar oportunidades e riscos para o negócio.
Portanto, sem uma constância na análise, muitas informações e insights podem ser perdidos.
Benefícios da Business Intelligence
Os benefícios da implementação do BI nas empresas são muitas, e cada vez mais se percebe o quão fundamental ele é para a concretização do que foi contemplado no planejamento estratégico. A seguir, você confere os principais benefícios da inteligência de negócios:
Tomada de decisão assertiva
Em um mercado cada vez mais competitivo e volátil, sai na frente quem souber ágil o mais rápido possível e de forma racional. Por isso, graças à análise dos dados gerados pelo BI, as empresas podem obter insights valiosos, que apoiarão a tomada de decisões mais assertivas e rápidas.
Identificação de tendências, oportunidades e vulnerabilidades
Com a análise histórica de dados e comparações, é possível identificar tendências de comportamentos de mercado, descobrir novas oportunidades de negócio, como novos produtos, e de vulnerabilidades internas que podem comprometer o sucesso da empresa.
Vantagem frente à concorrência
Uma empresa munida de dados e que sabe a importância deles sempre sairá na frente. Isso porque dados contam histórias, e histórias podem servir de grande valia para insights e para novas oportunidades.
Além disso, tomar decisões rápidas e baseadas em informações concretas coloca a empesa em vantagem em meio à um mercado cada vez mais volátil e concorrido.
Monitoramento histórico e em tempo real de informações
Com o BI, a empresa consegue ter uma visão histórica de seu desempenho e, com base nisso, fazer diversas comparações e análises que servirão como base para novas estratégias, por exemplo.
Além disso, a visualização de dados atualizados em tempo real é essencial para tomar decisões de última hora, por exemplo, algo cada vez mais comum no mercado.
Acompanhamento de KPIs
Com uma ferramenta de BI, as empresas também conseguem ficar de olho em seus KPIs para garantir que o planejamento estratégico saia como o esperado, além de proporcionar tomadas de decisões mais rápidas.
Melhora de processos
Com a visualização de dados históricos e em tempo real do BI, também é possível identificar padrões e entraves nos processos internos da empresa que podem comprometer o sucesso da empresa.
Com isso, a empresa pode fazer ajustes e aperfeiçoar processos internos, conduzindo melhor o negócio e seus colaboradores.
Análise preditiva em BI
Para uma análise mais profunda e avançada dentro de BI, é possível fazer uso da análise preditiva. Ela utiliza técnicas avançadas de estatística, Machine Learning (aprendizado das máquinas sem programação) e IA (Inteligência Artificial) para a previsão de cenários ou tendências futuras por meio de informações históricas e atualizadas em tempo real.
Aqui, é utilizado modelos estatísticos avançados que analisam padrões de comportamento e sua relação com os dados coletados das fontes. Além disso, os dados, que podem ser analisados em tempo real ou por meio de histórico, ajudam a criar modelos que que apoiarão as previsões.
Por fim, a análise preditiva é um facilitador e muito mais assertivo quando falamos da identificação de padrões sazonais, por exemplo, e de tendências. Essa análise pode ser implementada de diversas formas, tanto para analisar o mercado como para analisar processos internos.
Portanto, com esse tipo de análise, a empresa poderá ter dados mais refinados que contam com tecnologia de ponta e recente.
Inteligência artificial e BI
A inteligência artificial (IA) já faz parte da rotina de grande parte da população, e com as empresas não poderia ser diferente. As ferramentas que contam com esse recurso auxiliam de diversas formas, inclusive quando falamos de BI.
A inteligência artificial pode ser integrada às ferramentas de BI para garantir mais segurança e assertividades dos dados e, com isso, proporcionar uma análise mais limpa e avançadas deles.
Dessa forma, é possível identificar padrões e comportamentos por meio dos números e que, numa simples olhada, não seria de fácil identificação.
Sem contar que com a IA aplicada em BI, é possível facilitar o processo de refinamento dos dados, gerar meios de apresentar esses dados e personalizar recursos para que dashboards, por exemplo, tenham informações específicas.
Big Data e Business Intelligence: qual a diferença?
Antes de trazer o comparativo, e para ficar mais claro a diferença entre ambos, vamos entender o que é o Big Data.
O Big Data se refere ao manejo e análise de um grande volume de dados que podem vir de diversas fontes, desde transacionais até recebimento de e-mail, por exemplo.
Então, ambos são ferramentas muito importantes para a geração de insights com base em dados, contudo, não são a mesma coisa.
Enquanto o Big Data gerencia e analisa uma grande quantidade de dados de diferentes fontes, o Business Intelligence tem como objetivo transformar os dados coletados de uma fonte definida em informações palpáveis para a empresa.
Portanto, o Big Data antecede o processo de Business Intelligence, que fica responsável por organizar os dados da melhor forma possível para que se tornem insights.
Implementando BI nas empresas
A implementação de BI nas empresas não é feita apenas por meio de ferramentas, mas também por um time preparado para avaliar esses dados. A seguir, você confere um passo a passo de como implementar o BI:
1. Escolha uma ferramenta
Uma ferramenta é indispensável para fazer o BI acontecer. Por isso, opte por uma que atenda todas as necessidades do processo, como o Power BI da Microsoft. Mais adiante, veremos um pouco mais sobre ela.
2. Treine a equipe responsável por gerir a ferramenta
De nada adianta ter uma ferramenta poderosa em mãos se o time não estiver bem treinado para usufruir do melhor dela, não é mesmo? Por isso, forneça aos líderes ou colaboradores um treinamento adequado para que dominem a plataforma e as análises sejam feitas na melhor forma possível.
3. Integre e organize os dados
Com a ferramenta implantada, está na hora de coletar, limpar e integrar dados de várias fontes, incluindo seu ERP, CRM e outras ferramentas fontes de informações utilizadas diariamente na rotina da empresa.
4. KPIs nas mãos
Com os KPIs já estabelecidos e de acordo com o planejamento estratégico, acompanhe eles pela ferramenta para identificar falhas e oportunidades, além de outros pontos que a união entre BI e indicadores podem proporcionar.
5. Teste
Antes de oficializar o uso, faça testes, como de integridade de dados, e verifique se todas as fontes estão sincronizadas de forma correta com sua ferramenta de BI.
6. Acompanhe os dados diariamente
Com a ferramenta e o time preparados, está na hora de acompanhar os dados diariamente. Não esqueça que isso é fundamental para colher os frutos que a empresa planejou ter e para os tão valiosos e importantes insights.
Ferramentas de BI Microsoft
O universo Microsoft oferece algumas ferramentas para gerir os dados de BI. A seguir, você confere quais as possibilidades para seu negócio:
Microsoft Power BI
O Power BI é uma ferramenta em nuvem e intuitiva que automatiza e otimiza a gestão de dados. Por meio de serviços, aplicativos e conectores, ele alimenta a fonte de dados para transformá-los em informações interativas e claras.
Com ele, é possível acompanhar dados em tempo real para obter insights importantes para as organizações por meio de relatórios e planilhas. Além disso, o Power BI também possibilita comparações histórica de dados, acompanhamento de KPIs e muito mais!
Ele está disponível nas seguintes versões:
- Desktop: é instalado como um programa no computador. Leia este artigo para aprender baixar e instalar.
- Serviço do Power BI: aqui, a ferramenta é acessada em nuvem e é tão segura quanto as outras opções;
- Aplicativo: por fim, também é possível instalar o Power BI em aparelhos Android e IOS, possibilitando o acompanhamento dos dados em qualquer lugar e em qualquer hora.
A ferramenta pode ser utilizada de forma gratuita, com funcionalidades restritas, e paga, onde há mais recursos disponível.
Azure Analysis Services
Com o Azure Analysis Services, plataforma de PaaS em nuvem, é possível estruturar modelagens semânticas de BI para empresas. A plataforma possibilita o processamento e análise de dados em grande volume, pesados e complexos, além de possuir recursos avançados de segurança, garantindo a proteção e integridade dos dados.
Além disso, é completamente integrável a outras ferramentas do universo Microsoft, como Power BI e SQL Server, possibilitando a visualização de diferentes fontes de dados em um único lugar.
SQL Server Reporting (SSRS) e Analysis Services (SSAS)
Tanto o SQL Server Reporting quanto o Analysis Services são plataformas de gerenciamento e análise de dados, contudo possuem particularidades diferentes.
O SQL Server Reporting cria, publica e gerencia relatórios por meio de gráficos, mapas, tabelas e outros formatos. Integrado a diferentes fontes de dados, como ERP e outras ferramentas Microsoft, a plataforma possui recursos avançados para a criação desses formatos de visualização de dados.
Por outro lado, o SQL Server Analysis Services é uma ferramenta de análise de dados que proporciona a criação e gerenciamento de modelos do tipo multidimensionais e tubulares. Seu principal diferencial é a possibilidade da criação de cubos no formato OLAP para uma análise de dados.
Aqui, ele também pode ser alimentado por várias fontes de dados, como ERP e outras ferramentas Microsoft, além de oferecer recursos muito avançados para diversos processos de análise.
Microsoft Excel
Por fim, o Excel possibilita a importação de uma grande quantidade de dados, filtrar e classificar esses dados, além de contar com recursos para a realização de cálculos avançados e complexos. Com esses dados, é possível criar recursos como gráficos e tabelas de diversos formatos para facilitar a visualização e análise das informações.
Além disso, ele também pode ser integrado a diversas fontes de dados, como as ferramentas Microsoft.
Conclusão
Como vimos, o cenário de competitividade no mercado atualmente exige que as empresas façam análises internas e externas a fim de prevenir falhas que podem comprometer o alcance das metas. Por isso, o acompanhamento de dados por meio do Business Intelligence é fundamental para isso e muitas outras questões abordadas ao longo do texto.
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