Recrutamento e seleção com Data Analytics: como fazer?
Você sabia que 65% dos recrutadores dizem que a falta de candidatos qualificados é o maior obstáculo para a contratação? À medida que a disputa pelos melhores talentos se torna cada vez mais acirrada, executivos de RH procuram ir além das táticas tradicionais de aquisição de talentos. É aí que entra o recrutamento e seleção com Data Analytics.
Uma das estratégias utilizadas para encontrar os candidatos mais qualificados são as ferramentas inteligentes de análise de dados. Neste post, vamos explicar um pouco mais sobre essas ferramentas, qual a sua importância para um RH estratégico e como você pode melhorar o recrutamento e seleção com Data Analytics. Confira.
O que é Data Analytics?
Um dos principais desafios do RH é a tomada de decisões. Em um mercado cada dia mais ágil, esses profissionais precisam fornecer respostas rápidas aos problemas diários das organizações, encontrando as melhores soluções para a gestão de pessoas.
Para isso, no entanto, é fundamental que esses profissionais tenham embasamento e informações confiáveis que respaldem essa tomada de decisões. Caso não tenham, as escolhas serão baseadas apenas em achismos, o que pode comprometer toda a estratégia de RH.
Nesse contexto, o Data Analytics é um método de coleta e análise de dados focado nos colaboradores, candidatos e processos, que auxilia o RH e outros setores em uma tomada de decisões mais assertiva.
Utilizando estatística, métricas, indicadores de desempenho e tecnologia de ponta, a técnica permite uma análise profunda do capital humano, ajudando a mensurar os resultados da equipe, assim como seu engajamento, produtividade e satisfação.
Além de mensurar resultados, a análise de dados também permite identificar e investigar fatores como baixa produtividade, baixo engajamento e dificuldades de retenção de talentos, melhorando o dia a dia da organização como um todo.
O Data Analytics não necessariamente precisa ser aplicado utilizando ferramentas tecnológicas. Contudo, soluções específicas, como o Power BI, podem tornar o processo de análise e cruzamento de dados muito mais simples.
Qual a importância do Data Analytics para um RH estratégico?
O Data Analytics é uma ferramenta decisiva para tornar o RH mais estratégico e guiado por dados, isso porque, ele oferece informações importantes para a tomada de decisões, além de ajudar o setor a identificar condições e situações que favoreçam a produtividade da equipe.
Os dados obtidos dão insights tanto para a gestão dos talentos da empresa, quanto para o processo de recrutamento e seleção. No segundo caso, o Data Analytics ajuda o RH a encontrar talentos alinhados com a cultura da empresa e que possam realmente contribuir para uma melhora de performance.
Além do recrutamento e seleção, a ferramenta também favorece o clima organizacional, melhora o engajamento e a retenção de talentos, diminui o turnover, possibilita melhores treinamentos e dá mais protagonismo ao departamento de recursos humanos, que deixa de atuar apenas em questões burocráticas e passa a ocupar uma posição estratégica no negócio.
Quais as etapas de um estudo de Data Analytics?
O método de Data Analytics deve sempre ser realizado em etapas. Primeiramente, são colhidos os dados, por meio de diversas fontes, como redes sociais, pesquisas, currículos de candidatos, entre outros.
Após a coleta, inicia-se a análise desses dados, de acordo com as respostas que o RH deseja colher. Essa análise é realizada por meio de um cruzamento de informações e variáveis.
Por exemplo, imagine que você deseja saber quais faixas etárias de colaboradores performam melhor no seu negócio. Nesse cenário, utilizando o método de Data Analytics você pode acessar os cadastros de colaboradores, coletar os dados necessários e cruzar informações. Com isso, é possível entender quais as idades dos melhores talentos e se existe relação entre a performance e a faixa etária.
Dessa forma, o Analytics ajuda a descobrir tendências, lacunas, problemas e pontos fortes da equipe, possibilitando uma gestão mais estratégica e que valorize o capital humano e permitindo que o RH encontre talentos que supram essas demandas.
Como o Data Analytics ajuda na gestão de Recursos Humanos?
Antigamente, o setor de RH reduzia-se ao departamento de recursos humanos e tinha um papel operacional, ligado apenas à tarefas burocráticas e mecânicas. Hoje, no entanto, o setor atua de forma muito mais estratégica, traçando planos de ação para melhorar o alcance de metas e elevar os resultados da organização.
Dessa forma, ele precisa buscar mecanismos para entender melhor os colaboradores e dar suporte às suas decisões. É aí, portanto, que entra o Data Analytics.
A seguir, listamos as principais vantagens de aderir ao método.
Decisões mais assertivas
Contar com dados bem organizados e estruturados permite que o RH adote estratégias mais coerentes e focadas nas reais necessidades da empresa. Além disso, com fundamentação, o setor consegue atuar com mais segurança e previsibilidade, o que reduz custos operacionais e dá mais credibilidade ao departamento.
Análise de falhas
Os dados também ajudam a minimizar falhas, promovendo mais assertividade para decisões e mudanças. Além disso, quando ocorrem erros, o RH consegue identificá-los com mais agilidade, o que possibilita resoluções mais rápidas, reduzindo o impacto nos resultados da organização.
Acompanhamentos mais completos
Outra vantagem do Data Analytics é que ele permite uma visão sistêmica, ajudando o RH a acompanhar diversos setores da organização. Assim, é possível realizar uma gestão de pessoas voltada para cada uma das equipes ou para todo o quadro de colaboradores.
Qual a relação entre Data Analytics e Recrutamento e Seleção?
Para contratar talentos que estão na mira de concorrentes é preciso adotar estratégias inovadoras para atrair pessoas, cultivar pipelines de candidatos e reduzir o tempo para preencher funções de alta prioridade.
Assim, os líderes de RH precisam fazer uso de ferramentas inteligentes em Data Analytics para recrutamento e seleção e identificar os candidatos mais qualificados para o cargo.
Nesse contexto, eles estão buscando soluções baseadas em nuvem, que facilitam a colaboração entre equipes e fornecem análises para ajudá-los a tomar decisões de contratação mais inteligentes e mais rapidamente.
Com essa abordagem, eles estão conseguindo identificar os candidatos certos, criar uma experiência interessante para o candidato, capacitar equipes de contratação e formar times de alto desempenho.
Tudo isso significa uma experiência mais interessante para os candidato. Isso um impacto mensurável para a empresa na forma de custo reduzido de contratação, alto índice de aceitação de ofertas de trabalho, melhor qualidade das contratações e menor tempo para preenchimento de cargos.
O futuro do Recrutamento e seleção com Data Analytics
Apesar do Data Analytics contribuir para o RH durante todo o ciclo de vida do colaborador, a ferramenta é importante, sobretudo, para o processo de recrutamento e seleção. Isso porque, essa é uma área de extrema importância para o RH em que os processos costumam ser lentos e custosos.
Embora a tecnologia e a análise de dados tenham surgido como aliadas, muitos profissionais de RH ainda utilizam o feeling para a tomada de decisões. Esse tipo de escolha é bastante prejudicial para a empresa, uma vez que é passível de falhas, já que não tem embasamento real e pode vir carregado de preconceitos e estereótipos.
Por outro lado, a percepção da importância do capital humano tem sido cada dia mais presente no mercado. Justamente por isso, as organizações têm apresentado uma maior necessidade de atrair os profissionais certos. Assim, elas estão começando a buscar por novas formas de recrutamento que atendam sua demanda.
É nesse contexto, portanto, que o Data Analytics têm ganhado força. De acordo com um estudo realizado pela Dice, em setembro de 2018, 77% dos recrutadores entrevistados acreditam que os métodos de recrutamento que utilizam atualmente precisam evoluir com o crescimento da importância da inteligência artificial e machine learning.
E não é para menos. Pelo que temos visto, a tecnologia e a inteligência de dados representam, não só o futuro, mas o presente do recrutamento e seleção. Isso porque, essas ferramentas ajudam a otimizar os processos, diminuindo os custos e o tempo gasto e garantindo mais assertividade nas decisões.
É importante lembrar que uma contratação desalinhada, em que não existe compatibilidade entre profissional e empresa, acaba afetando as taxas de turnover e causando um desperdício de tempo e recursos para a organização.
Por que realizar o recrutamento e seleção com Data Analytics?
Como vimos, o Data Analytics traz diversas facilidades para o recrutamento e seleção e muitas vantagens para as empresas que implementam o método. A seguir, vamos explicar um pouco mais sobre os benefícios de utilizar a análise de dados na busca por novos colaboradores.
Identifica os candidatos certos
O uso do Data Analytics pode ser direcionado para uma melhor análise dos profissionais disponíveis no mercado e que atendam às demandas da empresa. Dessa forma, é possível reduzir os riscos e ruídos nos processos de contratação, evitando erros e a perda precoce de talentos.
Na prática, o RH pode utilizar a ferramenta para avaliar seu quadro de colaboradores com base em diferentes variáveis. Alguns deles: comportamento, performance, processos e dados demográficos e identificar as competências e características necessárias para um “candidato ideal”.
Dessa forma, é possível realizar processos seletivos mais direcionados, criando filtros e simplificando a colaboração com recrutadores e equipes de contratação.
Cria uma melhor experiência para o candidato
O Data Analytics também é uma boa ferramenta para criar uma experiência interessante para o candidato ao proporcionar simplicidade e transparência em cada etapa do processo de contratação.
É importante ter em mente que, se processos longos são exaustivos para o RH, eles são ainda mais desgastantes para o candidato. Isso porque, muitas vezes, esse profissional está com um alto nível de estresse. Como por conta da falta de trabalho e não tem como arcar com custos para se deslocar em diversas entrevistas.
Agora imagine se você faz esse candidato passar por diversas etapas e, ao final do processo, descobre que ele não era a pessoa certa para preencher a posição. Contratações inadequadas, além de gerarem custos extras à organização, também impactam diretamente no bem-estar do candidato e da equipe como um todo.
Assim, filtrar suas opções e realizar um processo seletivo bem direcionado, é a melhor forma de proporcionar uma boa experiência para todos os envolvidos e manter uma boa imagem como marca empregadora.
Capacita equipes de contratação
Com um processo estruturado de entrevista, aliado a mais visibilidade dos perfis e pipelines de candidatos. Além de avaliações que ajudam a elaborar uma lista com os melhores talentos, é possível capacitar as equipes de contratação para que os processos seletivos sejam mais produtivos e eficientes.
Além disso, com o Data Analytics, é possível identificar erros e lacunas nas operações da empresa, melhorando a atuação do RH e evitando ações judiciais de colaboradores que possam sentir que seus direitos foram violados.
Possibilita contratações mais alinhadas com a cultura da empresa
Encontrar o colaborador certo não se resume apenas a uma busca por profissionais que tenham as habilidades técnicas que você precisa. É importante, também, que os candidatos compartilhem dos mesmos valores e visões da empresa.
Assim, o Data Analytics é a melhor ferramenta para ajudar na seleção, levando em conta não só as competências técnicas do candidato, mas também suas soft skills e o fit cultural com a organização.
Com isso, a empresa consegue realizar contratações mais coerentes. Tanto com as necessidades da empresa, quanto com as expectativas do profissional, o que aumenta o índice de retenção e a motivação dos novos colaboradores.
Reduz custos operacionais
Com a redução de erros e contratações inadequadas, o RH consegue, também, reduzir os custos operacionais do setor. Afinal, um processo seletivo mais direcionado vai ajudar a diminuir as taxas de rotatividade de pessoal.
É importante lembrar que cada vez que um colaborador deixa a empresa, todo o investimento que foi feito nele, como programas de treinamento e desenvolvimento, é perdido. Além disso, o processo de recrutamento e seleção também envolve muitos gastos e, por isso, é fundamental que ele seja 100% eficiente.
Ajuda a fechar lacunas de diversidade
Outra grande vantagem do recrutamento e seleção com Data Analytics é a possibilidade de tornar a empresa mais diversa e inclusiva. Isso porque, com os filtros certos, você pode direcionar o processo para perfis diferentes, fechando lacunas de diversidade.
Para isso, é importante que você colete e analise dados dos colaboradores já existentes e verifique se existe uma diversidade real dentro do quadro de contratados.
Nessa análise você pode, por exemplo, descobrir que boa parte dos colaboradores são pessoas com menos de 45 anos. Nesse caso, vale a pena abrir processos seletivos direcionados para candidatos mais velhos.
Assim, é importante que o RH tenha consciência sobre quem são os seus colaboradores e se a empresa não está excluindo perfis que podem trazer visões e perspectivas diferentes para o negócio.
Como aplicar o Data Analytics no recrutamento e seleção?
O conceito de Data Analytics pode parecer abstrato para profissionais que ainda não tem familiaridade com análise de dados, mas você pode ficar tranquilo. Aplicar o método não é tão complicado quanto parece.
A ideia é que o RH consiga selecionar os candidatos com a maior efetividade possível, levando em consideração suas habilidades técnicas e comportamentais, o fit cultural e a performance. Para isso, você deve seguir alguns passos.
Mapeie o perfil dos seus colaboradores
O primeiro passo para garantir um recrutamento e seleção eficiente é definir uma pergunta a ser respondida. No caso, a questão principal deve ser: o que procurar em um candidato para garantir que ele performe bem e esteja alinhado com a cultura da empresa?
Para responder a essa pergunta, você vai precisar fazer uma boa coleta de dados. É importante que o RH faça uma pesquisa aprofundada dentre os próprios colaboradores da empresa e descubra quais são aqueles que têm a melhor performance em cada equipe.
Essa pesquisa pode ser feita em diversas fontes e é importante que o RH mapeie todas as características de seus profissionais que possam ter relação com os resultados alcançados por ele.
Uma boa alternativa para essa fase são as ferramentas de mapeamento comportamental que utilizam a metodologia DISC. Com elas, é possível classificar os colaboradores com base em suas características predominantes, identificando pontos fortes, pontos a melhorar e possíveis reações em diferentes contextos.
Além dos dados de perfil, tenha em mãos os principais indicadores de performance, além de informações básicas como a data de entrada na empresa e dados demográficos como idade, gênero, formação e local de moradia.
Faça para o cruzamento de informações
Depois de coletar os dados da equipe, é preciso iniciar o processo de análise, para identificar a relação das características de perfil com a performance e o engajamento. Assim, procure padrões que se repetem nos colaboradores de melhor desempenho e que podem ajudar você a construir um “candidato ideal”.
Vamos supor, por exemplo, que você precisa de um novo profissional para seu time de marketing. Ao analisar sua equipe atual, você percebeu que os colaboradores que trazem as melhores ideias têm entre 25 e 34 anos, ensino superior completo em publicidade e são pessoas empáticas e criativas. Dessa forma, é possível estabelecer alguns filtros para o processo de recrutamento.
Existem muitas correlações distintas que podem ser feitas para encontrar padrões e definir critérios, por isso, é importante que essa análise seja feita de forma cuidadosa e sem preconceitos.
Uma boa alternativa é a criação de KPIs inteligentes (indicadores de desempenho). Eles servem para cruzar dados das competências e requisitos dos candidatos com o perfil do candidato ideal, atingindo um melhor aproveitamento nos processos seletivos.
Para ajudar nessa etapa, você pode utilizar o Dashboard totalmente interativo, desenvolvido no Power BI. Com ele, é possível criar um painel para processos seletivos, basta clicar nos componentes do gráfico e realizar os filtros.
Faça análise preditiva e encontre a pessoa certa para a vaga
Depois de colher, organizar, analisar e correlacionar os dados, você já terá padrões significativos para iniciar o processo seletivo. Nessa hora, é importante contar com ferramentas de recrutamento e seleção que tragam os dados do candidato e possibilitem a aplicação de filtros.
Os mapeamentos de perfil que você fez com seus colaboradores também devem fazer parte do processo de seleção, isso porque, eles ajudarão a identificar aspectos subjetivos dos candidatos, fornecendo informações valiosas.
Com todos esses dados, você terá maiores chances de realizar uma seleção mais assertiva e eficiente. Assim, trazendo para a organização um colaborador que se encaixa na empresa, compartilha dos mesmos valores. Será alguem que contribuirá para preencher lacunas e garantir mais performance para o time.
É importante ressaltar aqui, que toda essa análise de dados deve ser realizada por profissionais que tenham conhecimento amplo e analítico, por isso, é fundamental que o RH busque treinamentos para tornar sua equipe apta a trabalhar com Data Analytics.
Como potencializar a jornada do candidato?
A jornada do candidato é toda a trajetória pela qual o profissional passa durante o processo seletivo, ou seja, desde a descoberta da vaga até a contratação pelo RH.
Assim, é importante que a empresa busque estratégias para potencializar a experiência do candidato desde o início dessa jornada até a conclusão do processo. A seguir, listamos algumas dicas que podem ajudar a corrigir falhas e melhorar seus processos de recrutamento e seleção.
Determine o escopo da vaga de forma detalhada
Para encontrar os candidatos certos, é importante que você se atente ao escopo da vaga e busque criar uma descrição detalhada. Um anúncio bem redigido é essencial para qualquer processo de recrutamento, além de ser um dos principais meios de atrair os profissionais mais qualificados para a função.
Dessa forma, cabe ao analista de RH levantar com os gestores todos os detalhes técnicos que a função exige, como conhecimentos de softwares e experiências anteriores. Faça uma pesquisa completa e verifique se todos os requisitos solicitados realmente são compatíveis com a senioridade da vaga e com a área de atuação.
Com todos os dados em mãos, é possível redigir o anúncio, incluindo os requisitos, exigências e restrições, além das vantagens e benefícios que a organização oferece. Uma boa estrutura para seguir é a seguinte:
- título claro;
- formação, experiência e competências técnicas desejáveis;
- relação das tarefas que serão desenvolvidas pelo profissional;
- faixa salarial e benefícios;
- localização da vaga;
- informações para candidatura.
Na hora de escrever o anúncio, lembre-se de utilizar uma linguagem clara e que seja adequada ao público que você deseja atingir.
Olhe para o recrutamento interno e externo
Nem sempre o recrutamento é feito apenas com colaboradores que estão disponíveis no mercado de trabalho. A empresa pode optar, também, por um recrutamento interno, buscando colaboradores que já estão inseridos na organização e que podem ocupar novas vagas.
O recrutamento interno é uma boa estratégia para aproveitar talentos e motivar sua equipe por meio de oportunidades de crescimento. Além disso, ele traz vantagens para a empresa, visto que, os colaboradores internos já estão familiarizados com a cultura organizacional e demandam menos treinamentos.
Outra vantagem é uma maior agilidade no processo, já que a seleção dispensa a divulgação da vaga e os processos de triagem e análise de currículos.
Por outro lado, a análise de perfil ainda se faz necessária. Por isso, é fundamental que o RH conheça os candidatos e verifique se eles têm as habilidades e competências necessárias para assumir o novo cargo.
Nos casos em que a empresa não consegue preencher as vagas com profissionais internos, é preciso realizar um recrutamento externo, que pode ser feito de forma ativa, buscando diretamente por profissionais qualificados, ou passiva, realizando o anúncio da vaga e recebendo currículos de interessados.
Esse tipo de recrutamento deve ser feito para suprir necessidades e competências que não são encontradas nos profissionais internos. Ou então, quando precisa-se aumentar o quadro de funcionários e expandir as equipes.
Recrutamentos externos são mais caros e trabalhosos, por isso, é importante utilizar Data Analytics para otimizar o processo e direcionar a busca, permitindo contratações mais rápidas e assertivas.
Utilize os canais certos de recrutamento e seleção
Não adianta redigir uma descrição completa da vaga se você não souber em quais ferramentas divulgá-la para encontrar o público desejado. A escolha do canal correto é importante para otimizar o processo seletivo e encontrar os tipos certos de profissionais que você precisa para a empresa.
Para escolher os meios de divulgação, você deve se atentar aos dados que coletou e analisou por meio do Data Analytics. Dessa forma, é possível levar em consideração o perfil, os dados demográficos e os interesses do “candidato ideal” e encontrá-lo com maior facilidade.
Ferramentas como o LinkedIn e grupos específicos no Facebook também podem ser utilizadas para encontrar bons candidatos. Além disso, vale a pena pedir indicações para gestores e líderes da equipe.
Invista no employer branding
Employer Branding, ou “marca empregadora” é um conjunto de técnicas que visam melhorar a percepção de sua empresa como ambiente de trabalho. Assim, ela envolve diversas estratégias que refletem, tanto nos colaboradores da organização, quanto em candidatos que desejam ingressar na empresa.
Para desenvolver uma boa estratégia de employer branding é importante que o RH tenha um conhecimento aprofundado sobre a essência da organização. Também é importante que crie uma cultura de feedbacks para inserir os colaboradores e entender suas percepções.
Trace o perfil comportamental dos participantes
Como vimos, o mapeamento de perfil é parte importante do processo seletivo, principalmente quando utilizamos ferramentas de Data Analytics. Isso porque, ele ajuda a entender melhor os candidatos e como eles reagem a diversas situações.
O perfil comportamental também pode indicar o estilo de liderança do profissional, além de pontos fortes e habilidades comportamentais que precisam ser desenvolvidas. Com esses dados em mãos, fica muito mais rápido e simples avançar o processo seletivo e identificar quais candidatos estão mais alinhados com o que você busca.
Alinhe os valores da empresa com os dos candidatos
Além de avaliar habilidades técnicas e comportamentais, o RH também precisa se atentar ao fit cultural, ou seja, se o candidato está conectado com os valores e visões da empresa.
Quando contratamos profissionais que compartilham dos mesmos ideais da organização, a tendência é que os resultados e a performance sejam potencializados. Além disso, colaboradores que acreditam verdadeiramente nas instituições que trabalham, tendem a ser mais engajados e motivados, o que impacta positivamente em todo o clima organizacional.
Melhore a experiência ao longo da seleção
A experiência do candidato durante o processo é fundamental para que sua percepção sobre a empresa seja positiva. Por isso, é preciso ficar atento a todos os detalhes para não causar uma má impressão.
Informações desencontradas, atrasos em entrevistas e falta de feedback, por exemplo, são fatores que acabam impactando na experiência do profissional. Com isso, podem, até mesmo, manchar a imagem da empresa como empregadora.
Tenha cuidado com as entrevistas
A entrevista é um dos principais pontos de um processo seletivo, por isso, ela deve ser conduzida com todo o cuidado e empatia, para proporcionar uma boa experiência ao candidato.
Antes de realizar a entrevista, é essencial que o recrutador se prepare, estude sobre o perfil da vaga, as competências técnicas solicitadas e o histórico do candidato. Durante a preparação, aproveite para listar dúvidas que você precisa tirar com o entrevistado.
Uma boa sugestão é realizar um roteiro com as principais perguntas que deseja fazer e determinar um tempo de duração para a conversa. Não esqueça, contudo, de deixar o candidato livre para falar sobre suas experiências e adicionar informações que não estão no currículo.
Não esqueça do pós-contratação
O processo seletivo não acaba com a escolha do candidato. Depois dessa etapa, o RH deve ainda realizar todos os procedimentos de contratação, orientando o colaborador sobre trâmites burocráticos.
Além disso, é preciso realizar a integração do profissional, ajudando-o a se adaptar ao ambiente de trabalho e à equipe. Durante a integração, é importante que o RH tenha um cuidado redobrado.
Além disso busque um mentor para acompanhar o novo colaborador e oferecendo treinamentos e planos de desenvolvimento para que ele consiga realizar a transição da forma mais tranquila.
Conte com as ferramentas certas
A tecnologia é uma grande aliada nos processos seletivos e pode ser fundamental para contratações mais assertivas e ágeis. Por isso, não tenha medo de buscar ferramentas para todas as etapas do processo.
Atualmente, existem inúmeras soluções úteis para o RH, como portais de vagas, redes sociais, ferramentas de mapeamento comportamental, softwares de recrutamento e plataformas de Data Analytics.
É importante ter em mente, contudo, que muitas dessas ferramentas ainda são novidade para os profissionais da área. Assim, é fundamental buscar por treinamentos e capacitações que ajudem os analistas de RH a operar as tecnologias e otimizar seu tempo.
Conclusão
Como vimos, o recrutamento e seleção com Data Analytics é um método importante para otimizar o departamento de RH. Além disso, é um meio de garantir contratações mais ágeis e assertivas. Isso porque, com a ferramenta, o setor consegue cruzar dados e realizar análises completas para entender quais os melhores candidatos para ocupar suas vagas.
Para que a estratégia de recrutamento e seleção com data analytics funcione de forma eficiente. No entanto, é fundamental treinar a equipe do RH para que ela esteja apta a trabalhar com dados e utilizar as informações na tomada de decisões.
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